Dicas para uma rinoplastia perfeita

Venha conhecer os tipos de rinoplastia e se você tem indicação de fazer esse procedimento

Rinoplastia antes e depois
Rinoplastia, exemplo de antes e depois

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Podemos fazê-la com caráter estritamente estético, funcional ou de reconstrução.

  • Rinoplastia estética: caso você apenas não goste do formato do seu nariz.
  • Rinoplastia funcional: quando você tem alguma alteração anatômica que impeça a adequada entrada de ar pelas vias aéreas.
  • Rinoplastia reconstrutiva: se você sofreu um trauma ou tem alguma deformidade nasal causada por alguma doença, podemos realizar uma rinoplastia voltada para a reconstrução para deixar o nariz o mais próximo do normal.

Durante a rinoplastia estética, também podemos realizar procedimentos que auxiliem na melhora funcional do nariz, como a septoplastia, turbinectomia, entre outros. Portanto, podemos utilizar diversas modalidades em um mesmo procedimento.

Na cirurgia plástica do nariz, podemos alterar o formato dos ossos e das cartilagens. No entanto, não conseguimos alterar a espessura da pele durante o procedimento, mas podemos orientar o uso de medicamentos tópicos ou orais para esse fim, visando, assim, um melhor resultado estético.

Técnicas de rinoplastia

Existem dois grandes grupos de técnicas de rinoplastia: estruturada e preservadora. Na estruturada, refazemos todo o dorso do nariz. Na preservadora, apenas remodelamos as estruturas dorsais presentes, mantendo o tecido original. Com a recente popularização da rinoplastia preservadora, alguns cirurgiões plásticos têm realizado rinoplastias híbridas, misturando as duas técnicas.

Dicas para realizar minha rinoplastia no momento certo.

  • Tenha em mente exatamente o que o incomoda no seu nariz. Se você não souber quais pontos você considera ruins, pode ficar frustrado no pós-operatório.
  • Você realmente se incomoda com o seu nariz ou só quer fazer por algum tipo de pressão externa? Faça apenas se realmente se incomoda com ele!
  • Passe por uma avaliação adequada! Consulte um cirurgião plástico com uma boa formação e que tenha o mesmo senso estético que você. O cirurgião plástico fará uma análise global da sua face e apontará quais pontos podem ser melhorados.
  • Tenha expectativas realistas. Por isso, a importância em se consultar com um bom cirurgião plástico. Talvez o nariz que você deseja não combine com o seu rosto ou talvez não seja possível alcançar o resultado almejado devido às características próprias do seu nariz. Porém, sempre existe uma forma de melhorar o que incomoda você.
  • Você vai conseguir seguir as recomendações no pós-operatório? Avalie se é possível fazer o repouso adequado e restringir as atividades físicas e sociais, conforme orientação médica.
  • Você tem o adequado suporte emocional? Pode parecer besteira, mas ter um adequado suporte emocional é extremamente importante para a sua satisfação no pós-operatório. Se você tem depressão, ansiedade, transtorno dismórfico corporal ou algum outro problema psicológico, avise seu médico. Desta forma vocês conseguirão escolher o melhor momento para a realização da cirurgia.

Entretanto, e a rinoplastia masculina? Tem grandes diferenças?

A resposta é sim! Esse assunto será tópico de um próximo post. Fique atento!